segunda-feira, 22 de abril de 2013

Trabalhando com a Ciência Hoje das Crianças na biblioteca!

Um rico instrumento de leitura para as crianças está na revista Ciência Hoje das Crianças, que traz muita informação, brincadeiras, jogos, curiosidades e textos literários que permitem que a criança aprenda a ler, lendo, aprenda a conhecer, conhecendo.
Na biblioteca, esse contato deve ser potencializado e sistematizado, para que o aluno além de saber manusear, sinta também o prazer de buscar nesse portador de textos diversos, informações e formação da postura leitora.
Falando sistematicamente do trabalho com a revista é possível no primeiro contato, explorar sua organização: índice, tipologias textuais presentes constantemente, editoriais que fazem parte de sua organização e outras coisinhas mais que o professor pensar.
Depois do conhecer a parte editorial, tivemos a possibilidade de trabalhar com uma das parte mais interessantes para alunos: o VOCÊ SABIA! Alunos escolheram sua curiosidade, leram e socializaram com os colegas, gerando ai, um trabalho com leitura, interpretação, linguagem oral e debate.e
Surge então a necessidade de divulgar no mural o Você sabia lido para que outros sentissem provocados a ler!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Conhecendo autores

Não é possível ler sem dialogar com a pessoa responsável pelo início daquele diálogo ,no caso o autor e idealizador da situação comunicativa.. A criança precisa ser apresentada ao criador do texto, saber um pouco de sua vida, como entrou no mundo da literatura e como o texto repercutiu em seu futuro enquanto cidadão e produtor de discurso.
Na biblioteca, esse contato deve ser proporcionado constantemente à medida que o aluno vai tendo contato com as obras, assim ele passa a saber que o texto vem de alguém de uma história de vida e acima de tudo, de uma pessoa que pode vir a ser ele.
A proposta é conhecer informações sobre o autor e socializar com os colegas de forma oral e por meio do Mural do Escritor a ser visto por todos que frequentam o espaço.

Mural do Autor

sexta-feira, 12 de abril de 2013

construindo regras com os alunos

Em todo e qualquer lugar que frequentamos é preciso o mínimo de organização para que possamos desenvolver qualquer atividade de forma organizada, segura e produtiva e para tanto, há que se ter um regulamento onde os usuários respeitem o espaço do outro e seja respeitado. Assim, ao iniciarmos os trabalhos em 2013 na Biblioteca, a cada turma que adentrava o espaço, era observado o comportamento, a postura e os pontos desfavoráveis a um trabalho produtivo. Diante do levantamento feito, as regras foram sendo desenhadas, discutidas e apresentadas no coletivo, amarrando a postura do coletivo.
E vamos que vamos!! Sucesso na leitura!!
Mural para ser consultado pelo aluno sempre que regras ferirem  o bom funcionamento da biblioteca