A hora e a vez de trabalhar com um conto de José Paulo Paes, conhecido pelas crianças por sua divertidas poesias!
Ao escolher o conto "A revolta das palavras" a ideia era discutir a importância do uso adequado das palavras, valorizando o bom e velho DICIONÁRIO ,na hora da dúvida. Também cabe aqui dizer que a discussão em torno do uso correto das palavras tanto no sentido ortográfico e gramatical quanto no sentido verdadeiro do significado, foi motivo de um longo papo uma vez que hoje em dia o que tanto vemos é o jogo com as palavras usando de má fé para ganhar o outro.
Surge então o momento do desafio pois no próprio conto, aparecem palavres que não são muito do contexto das crianças: Escrúpulo, sabotagem, audácia, redigir desmoralizar, cabendo então uma retomada das funções e procedimentos para o uso do dicionário, surge então a nova etapa da aula- trabalho com dicionário.
A brincadeira ficou gostosa quando todos tinham como desafio, achar primeiro a palavra destacada no mural. Ao achar, o aluno lia o significado e novo desafio surgia: Cada um depois da explicação da professora, teria que elaborar uma frase inserindo a palavra apresentada.
Brincadeira concluída,hora de divulgar no mural,palavras e ignificados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário