quinta-feira, 18 de julho de 2013

Movimentando a escola

Diante de todo o movimento que se observa em todo o país, a discussão tinha que chegar na escola e mais ainda NA BIBLIOTECA!
Unir os movimentos da atualidade com a realidade dentro da escola não foi muito difícil com o apoio do livro "Os contadores de histórias" tendo como suporte interessantíssimo o conto de Pedro Bandeira " A contadora de histórias". O conto retrata uma situação passada numa escola pública com dificuldades muito próximas do que observamos em nossa escola. A grande diferença é a inércia de nossos alunos que não possuem o sentimento de pertencimento pela escola e isso se deve TAMBÉM à educação que lhes é oferecida tanto pela própria comunidade escolar , quanto pela família.
Foi muito interessante quanto os alunos se empolgavam querendo sair dali em movimento para fazer alguma coisa, mudar algo na escola, parecia até que se tivesse um suporte maior, a coisa aconteceria! Parecia, pois o trabalho morreu ali na biblioteca, nenhum professor abraçou, todos com seu planejamentos atarefados, sem espaço para o que o aluno queria!! É assim que a escola funciona! o currículo está posto, temos que segui?!?!
O que poderia ser feito?

  • Em sala, levantar demandas da escola;
  • Elencar o que é possível ser feito pelos alunos e professores;
  • Cada sala, seria o padrinho de uma ação;
  • Trabalharia -se com gêneros textuais variados de acordo com a necessidade da turma( panfletos, carta, abaixo assinado,textos instrucionais;cartas de petições, tablas de preços e de tarefas etc
  • Eventos de arrecadações(doações, dinheiro, materiais);
Há tanto a ser feito a partir de um texto! O fato é que os alunos se interessaram em levar o livro para casa e lá quem sabe, SONHAR em ser um herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário