Iniciei o bate papo com a turma, procurando saber quem conhecia o Dr. Drauzio Varella. Ninguém se posicionou dizendo saber de quem se tratava. Então fui para adica que ao meu ver, seria chave; Falei do quadro apresentado por ele no Fantástico! Surpresa! nenhum dos nossos alunos tem a cultura de assistir a tal programa e nenhum outro do gênero.
Resolvi então, conversar um pouco sobre o gênero do programa e da importância de que seja assistido pela família, pois traz reportagens informativas, entrevistas, políticas, sociais e de entretenimento.
Ao falar da importância de cada uma, cheguei ao novo tema do quadro do Dr. Drauzio e relembrei de outros também de sua responsabilidade.
Não vi nenhuma empolgação deles pelos temas, porém ao falar que ele também produziu um livro com contos infantis e um deles estava ali, no livro " Era uma vez um conto" , causou estranheza nos alunos, pois afinal médico é médico e escritor é escritor! não é!?
Quando citei o título do conto e perguntei do que se tratava, ai sim, movimentou o interesse em todos "Na traseira do caminhão". perguntei sobre o que significava chocar caminhão pois era disso que se tratava o texto e ninguém soube dizer, falei que era algo que tinha demais em nossa cidade e que a garotada fazia como forma de aventura. Nada! finalmente disse o que significava e todos ficaram surpresos com a diferença de nomenclatura dependendo da região.
Depois de lermos coletivamente o conto(cada um tinha o livro em mãos), partimos para discutir os perigos dessa aventura, a irresponsabilidade do ato etc. Foi a hora de fazermos um levantamento de brincadeiras ou diversões que podem provocar acidentes ou colocar vidas em risco. Soltar balão, empinar pipas com cerol, empinar moto e bicicleta, jogar tênis em fios, foram algumas das citadas e discutidas.
Cada aluno escolheu um dessas brincadeiras mencionadas para ilustrar e junto escrever uma frase de alerta. Assim o mural foi produzido por eles!